Diferenças entre Chopp e Cerveja

Chopp ou cerveja? Você sabe a diferença?

 

Para nós brasileiros chopp é a cerveja armazenada em barril, sob pressão e a cerveja é aquela armazenada em garrafas ou latas. Segundo pesquisas a palavra Chopp surgiu da palavra alemã schoppe que significa copo de meio litro. Mas afinal, chopp e cerveja são a mesma coisa?  

Segundo especialistas elas não são a mesma coisa, e hoje vamos mostrar alguns fatores que fazem chopp e cerveja serem diferentes:

 

Pasteurização

É um processo físico de esterilização de alimentos, nesse processo a bebida é aquecida a uma temperatura de 70º C. Em seguida, o líquido é resfriado, eliminando microrganismos que podem ser nocivos.

A grande diferença entre chopp e cerveja está nesse processo, pois a cerveja é pasteurizada e o chopp, não. As cervejas são pasteurizadas com o objetivo de prolongar o tempo de vida das cervejas.

 

Validade e duração

Como foi dito acima a cerveja por ser pasteurizada tem um tempo maior de validade, dura uma média de 8 meses na garrafa, em temperatura ambiente. Já o chopp tem validade de até 45 dias se estiver em refrigeração, após aberto ele deve ser consumido em 5 dias. Como você pôde perceber mais uma diferença, o chopp precisa ficar refrigerado a cerveja não.

 

Sabor

As cervejas se comparadas aos chopps têm uma diferença no paladar, a pasteurização modifica o sabor da cerveja e o processo de filtração pode retirar parcialmente as substâncias que aumentam o corpo da cerveja. Além disso, o chopp tem como característica ser mais cremoso do que a cerveja.  

 

Colarinho

Pode parecer que não, mas o colarinho é muito importante tanto para o chopp quanto para a cerveja, ele diz um pouco sobre a qualidade da bebida e desacelera a oxidação, ou seja, as duas bebidas devem ser servidas com colarinho.  

Referência

 

Gostou dessa dica? O que você vai pedir da próxima vez, um chopp ou uma cerveja?

Inscreva-se e receba mais dicas como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *